top of page
Logo_Abrapec2022.png

São Paulo - Projeto Antitabagismo será lançado em março pela ABRAPEC.

Foto do escritor: abrapecabrapec

Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento no Brasil de 14 mil casos em mulheres e 18 mil em homens. Dados mundiais da International Agency for Research on Cancer (IARC), analisados por pesquisadores da Fundação do Câncer, apontam que, se o padrão de comportamento do tabagismo se mantiver, haverá aumento de mais de 65% na incidência da doença e 74% na mortalidade por câncer de pulmão até 2040, em comparação com 2022.


A partir das 14:00 horas do dia 17 de março, a unidade de atendimento da ABRAPEC localizada no bairro do Tatuapé em São Paulo iniciará o Projeto Antitabagismo, que envolverá pessoas em tratamento de câncer, familiares, cuidadores e representantes que sejam fumantes ativos e estejam dispostos a abandonar o vício.


O projeto terá seis encontros, uma vez por semana, com duração de aproximadamente uma hora. No primeiro encontro, a vai ter uma palestra que será coordenada pela Dr.ᵃ Kátia Rodrigues Antunes, membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida e que já atuou como líder no A.C. Camargo, no setor antitabagismo e das supervisoras do projeto: Aline Pirani, nutricionista e Priscila Valadares, psicóloga que fazem parte da equipe multidisciplinar da ABRAPEC, Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer.


Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), muitas pessoas, quando procuram tratamento, já apresentam estágio avançado da doença (câncer) e isso ocorre tanto na população masculina (63,1%) como na feminina (63,9%). Esse padrão se repete em todas as regiões brasileiras.

 

Em São Paulo, a ABRAPEC está localizada à Rua Gonçalves Crespo, 332-Tatuapé, e-mail: socialsp@abrapec.org, telefones (11) 2296-1705 ou 2296-1706. 

Comments


bottom of page