O câncer de próstata é responsável por milhares de casos de morte anualmente, mas, quando diagnosticado precocemente, a chance de cura pode superar 90%. “A prevenção é a chave para podermos salvar vidas”.
No início do mês de novembro o psicólogo Laerte David e Assistente Social Eliana Michelon realizaram uma palestra para a equipe da ABRAPEC que teve como tema a prevenção do Câncer e próstata.
Durante a palestra foi abordado diversos tema dentre eles a importância da prevenção do Câncer de próstata.
“Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.” Relatou Eliana Michelon, Assistente Social.
Homens sem sinais ou sintomas precisam fazer exames para o câncer de próstata?
Alguns especialistas são contra de se fazer exames de rotina em homens sem sintomas, por poder trazer tanto benefícios quanto riscos à saúde. Outros, no entanto, são a favor.
Benefícios: realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.
Riscos: ter um resultado que indica câncer, mesmo não sendo, gera ansiedade e estresse, além da necessidade de novos exames, como a biópsia. Diagnosticar e tratar um câncer que não evoluiria e nem ameaçaria a vida. O tratamento pode causar impotência sexual e incontinência urinária. Os riscos desses exames estão relacionados às consequências dos seus resultados e não à sua realização.
Em Jundiaí, a ABRAPEC está localizada à Rua Zacarias de Góes, 187-Centro, telefone (11) 3379-3352 e-mail: socialjundiai@abrapec.org.
Comments